Obrigado pelo esclarecimento Marcos e Francisco.

Isto de facto aqui a comunidade a investigar o histórico de estradas é
praticamente  brigada de investigação :D

Como, foi o utilizador topolusitana que introduziu a estrada inicial, dá-me
mais alguma confiança porque é um mapeador confiável. Apesar de conhecer
uma parte considerável da zona perto de coimbra, os lados da sertã estão
fora do meu conhecimento.

Resta saber não só o que o Francisco referiu:

"se a ER238 passa por cima ou por baixo da IC8."

Mas também, se ela intersecta todas as estradas residenciais até finalmente
 estabelecer uma ligação com a EN238.

Cumprimentos