Olá a todos,

Há uma situação que está-me a causar alguma confusão e suponho que tal se
sucede com muitos outros neste pequeno grande país.

Refiro-me em específico às povoações e como é que elas são mapeadas no *OSM* em
Portugal.

Isto é mais um exemplo do já antigo dilema português onde, por falta de
correspondência direta entre conceitos ingleses e portugueses, se tem de
escolher ou seguir as fontes oficiais em detrimento da homogeneidade
internacional de etiquetas ou aceitar o que é padrão lá fora mas, em
consequência, prejudicar a classificação estabelecida dos nossos dados.

Onde é que quero chegar com isto tudo? Simples, pelo que inferi, existem
dois paradigmas predominantes em Portugal relativamente à mapeação de
espaços urbanos.

   - Populacional

Seguem o método internacional que destinge a importância (e relevância no
mapa) pela população residente. Basicamente, quanto mais pessoas, mais
importante é.

   - Oficial

Seguem o que foi estabelecido pelo foral ou decreto lei governamental, isto
é, determina com certeza o que é cidade e o que é vila.

Procurava, então, um consenso da comunidade sobre esta situação. Acham
correto o primeiro método, o segundo, ou têm outro método de classificação?

--
Um Abraço,
Marcos Oliveira