Os editores do jogo Pokemon Go decidiram que os seus mapas base para a
ultima edição do jogo, seriam os do OSM e não mais os do Google.

Não conheço a mecânica do jogo, mas posso dizer que os jogadores do PKG
(Pokemon Go) tem vantagens pontuais se contribuirem para o OSM completando
o mapa. https://pokemongo.gamepress.gg/basic-guide-open-street-maps
Existe uma série de tags que são mais valiosas que outras e muitos
jogadores de PKG tendem a distorcer a realidade transformando baldios ou
jardins em parques, ou mesmo falsificando-a com a criação de Campos
Militares ou Bases Aéreas.

Quote de um post no grupo Telegram:

Sílvio [aenariel | ENL | 🇵🇹]
imagino que sim..
vou dar uma vista de olhos ao que poderemos validar
ZONAS DE INTERESSE

leisure=park ***
leisure=playground
leisure=recreation_ground
leisure=garden
leisure=golf_course
natural=grass
natural=grassland
natural=scrub
natural=sand
landuse=meadow
landuse=forest
landuse=greenfield
landuse=farmyard
playground=sandpit
natural=water
water=lake
water=pond
water=basin
water=*

ZONAS DE EXCLUSÃO

landuse=military
landuse=churchyard
amenity=school
prioridade para o leisure=park, os outros são potenciais áreas de vandalismo
não tenho dúvida alguma que no território nacional estamos repletos de
parks fictícios, farto-me de corrigir e quase só edito na zona do grande
porto

Fim da citação

Se bem que alertados  pelos editores, estes jogadores persistem nas
distorções, o que põe em causa o OSM e a fiabilidade e credibilidade dos
seus mapas e colaboradores.

É tendo em atenção o cenário acima descrito que o Nuno Caldeira teve a
iniciativa de criar um grupo tarefa para monitorizar todas as edições /
tags suspeitas.