De: talk-pt-requ...@openstreetmap.org<mailto:talk-pt-requ...@openstreetmap.org>
Enviado: 2 de agosto de 2020 12:00
Para: talk-pt@openstreetmap.org<mailto:talk-pt@openstreetmap.org>
Assunto: Talk-pt Digest, Vol 127, Issue 1

Today's Topics:

   1. Padronização das localidades em Portugal (Sílvio Matos)
   2. Re:  Padronização das localidades em Portugal
      (Alexandre Moleiro)

Message: 1
Date: Sat, 1 Aug 2020 22:01:18 +0100
From: Sílvio Matos <aenar...@gmail.com>
To: talk-pt@openstreetmap.org
Subject: [Talk-pt] Padronização das localidades em Portugal

Boa noite. Gostaria de trazer uma discussão a este grupo de modo a tentar,
de alguma forma, chegar a um consenso sobre o melhor padrão a usar em
Portugal para a tag place=*.

Neste momento, segundo a wiki, o padrão a usar é este:
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/File:Fluxograma_Localidades.png

Este padrão, no entanto, não está a ser usado de maneira uniforme nas
edições que os contribuidores têm feito.
Em geral, a dúvida mais comum é como aglomerar 5 conceitos diferentes
(capital de distrito/sede de município/cidade/vila/freguesia) em 3 tags
possíveis (city/town/village).
Neste momento e, segundo a wiki, a tag "city" está reservada a capitais de
distrito, a tag "town" a todas as sedes de município, cidades e vilas, e a
tag "village" a freguesias ou sedes de município que não sejam pelo menos
vila (não conheço nenhum caso).

Actualmente esta regra, se aplicada à risca, cria alguns casos caricatos. É
fácil encontrar casos no Grande Porto e Grande Lisboa em que uma cidade
tenha várias freguesias que são elas próprias cidades ou vilas. Num exemplo
prático, a cidade de Vila Nova de Gaia partilhará a tag town com mais de
uma mão cheia de freguesias do seu concelho, o que a nível de renderização
pode trazer problemas - em zooms mais baixos/distantes Vila Nova de Gaia,
apesar de cidade e sede de concelho, poderá desaparecer em favor de uma
freguesia sua que seja vila.

O que proponho é uma alteração à regra existente, de forma à divisão ser
esta:

Capital de Distrito? -> place = city
Cidade ou Capital Administrativa de Município? -> place = town
Vila ou Capital Administrativa de Freguesia (não urbana)? -> place = village
Capital Administrativa de Freguesia (urbana)? -> place = neighbourhood

Esta mudança efectivamente cria distinções entre cidades e vilas, ao mesmo
tempo que preserva uma hierarquia em termos de divisões administrativas,
sem criar casos caricatos como o acima descrito.

Numa nota final, questiono se fará sentido despromover todas as sedes de
freguesia para place=neighbourhood, por uma questão lógica. Não incluí essa
distinção no caso acima, incluindo apenas as freguesias urbanas nessa tag,
porque no contexto nacional a maioria das sedes de freguesia rurais têm
efectivamente a identidade e contexto histórico de um povoado distinto, ao
contrário da maioria (e aqui podemos argumentar) das sedes de freguesia
urbanas, que são historicamente vistas como sendo parte integrante da
cidade a que pertencem.

Agradeço desde já a vossa participação nesta discussão, pois é necessário
chegar a alguma conclusão neste tema, que já foi debatido várias vezes.

Message: 2