No caso do choro, penso que a reprodução no tom original - aquele no qual foi composto - presta homenagem à originalidade. Nao sou eu apenas quem o diz. O Joel Nascimento tambem pensa assim. Entretanto, quando a execução do solo se dá em instrumento diferente daquele que, idealmente, a composição visava, a mudança de tom torna mais confortável a reprodução. Isso é muito comum nas músicas do Pixinguinha, especialmente aquelas compostas para sax, quando a reprodução se dá no bandolim (geralmente muda-se de fá para sol, por exemplo). A mesma coisa ocorre em relação à clarineta, em função de sua própria afinação. Ou ainda nas músicas compostas para violao tenor executadas no bandolim ("nostalgia", por exemplo).
Portanto, não há regra pra isso.
----- Original Message ----- From: "Artur de Bem" <[EMAIL PROTECTED]>
To: <[email protected]>
Sent: Monday, November 27, 2006 11:18 PM
Subject: [S-C] Choro em tom diferente


Outro dia (faz tempo) eu vi o Wagner Segura conversando com sua cavaquinhista Fernanda sobre uma música que eles iam tocar em uma apresentação.
A Fernanda perguntou que tom seria.

Me perguntei: Quando alguém chega em uma roda de samba pra fazer uma participação especial, o responsável pela harmonia logo pergunta o tom do cantor.
Se no choro ninguém canta, porque tocar em tom diferente?
Questão de ouvido? Um tom mais baixo vai soar como um choro mais melancólico, e um tom mais alto soa como um choro mais "alto astral"? Como acontece com os sambas, cantados.

Ae me lembrei de uma história. Um amigo meu tirou um solo de um samba que havia sido gravado com bandolim. Ele tirou com o cavaco e disse que estava uma oitava abaixo (ou acima, não lembro agora), pq o cavaco não alcança alguns tons do bandolim. Esse fato tem alguma influência na reprodução de um choro, que leva a tocar em tom diferente?


Felicidades, um forte abraço e um grande beijo.

Artur de Bem Silva.
http://www.arturdebem.blogspot.com

E o povo continua cantando: "Foi em Diamantina, onde naisceu JK, que a Princesa Leopoldina, arresolveu se casá..." (Sérgio Porto)



--------------------------------------------------------------------------------


_______________________________________________
Para CANCELAR sua assinatura:
       http://www.samba-choro.com.br/tribuna/cancela
Para ASSINAR esta lista:
       http://www.samba-choro.com.br/tribuna/assina
Antes de escrever, leia  as regras de ETIQUETA:
http://www.samba-choro.com.br/tribuna/netiqueta

_______________________________________________
Para CANCELAR sua assinatura:
       http://www.samba-choro.com.br/tribuna/cancela
Para ASSINAR esta lista:
       http://www.samba-choro.com.br/tribuna/assina
Antes de escrever, leia  as regras de ETIQUETA:
       http://www.samba-choro.com.br/tribuna/netiqueta

Responder a