Não escrevo em espanhol, apenas em português brasileiro.

É importante notar que systemd segue sendo software livre [Stallman-LibrePlanet-2015-systemd].

Além disso, o movimento do software livre *não nasceu* da "filosofia Unix" (se é que esta pode ser considerada uma filosofia, pois para mim parece mais um mero modelo de desenvolvimento, não uma filosofia que discute problemas éticos e morais).

Na verdade, ele nasceu de uma filosofia diferente, quase contrária, à Unix, chamada de Incompatible Timesharing System.

O projeto GNU, pelo contrário, nasceu com um objetivo *similar* à filosofia Unix. Mesmo assim, até onde sei (eu posso estar *desinformado* então, apontem provas), o projeto GNU não obriga projetos a seguirem a "filosofia Unix".

Então, a menos que systemd se torne um projeto GNU, *ele não tem obrigação* de seguir a "filosofia Unix". Ainda assim, a menos que eu seja provado desinformado, o projeto systemd não seria obrigado a seguir a "filosofia Unix" mesmo se tornando um projeto GNU. Finalmente, o projeto GNU já possui um software similar ao systemd, chamado GNU Shepard (ou dmd, Daemon Managing Daemons), e até onde sei, o projeto GNU não recomenda fazer projetos-membros similares à outros.


REFERÊNCIAS


[Stallman-LibrePlanet-2015-systemd]: http://media.libreplanet.org/u/libreplanet/m/richard-stallman-free-software-free-hardware/ (veja em 25:00)

Responder a