2018-04-26T22:58:47+0200 juanc...@riseup.net wrote:
> Hola, buenas tardes.  He descargado la version 52.6 de IceCat. Este
> navegador incorpora por defecto un monton de extensiones para Java, el
> problema es que las páginas que antes abria con IceCat, ahora las
> páginas web, me piden que Java este en la posición "Enable" y, aunque
> he desactivado todas las extensiones de Java, sigo sin poder
> visualizar paginas como Diaspora Argentina, Diasporg, Quitter,
> Encuentro. Ya no se que hacer porque después de desactivar todas las
> extensiones y de reiniciar el navegador, las extensiones Java no se
> [...]

Este "bloqueio persistente", até onde sei é um bug na nova versão do GNU
IceCat, eu vou testar isso futuramente. Caso você tenha mais
informações, acho melhor então escrever um relatório de bug/falha para o
projeto ([1]).

Agora sobre a situação dos /sites/, podes também estimular os /sites/ a
entrar em contato com JavaScript Action Team ([2]), informando para
estes donos dos /sites/ os problemas do JS, podes inclusive referenciar
a [3][4][5][6]. Se eles não retornarem contato, e não se interessarem em
resolver, então não use o serviço deles. Este vem sendo um problema
recorrente, haja vista que os fanáticos desenvolvedores "Web" esquecem
que a Internet é muito mais que a Web, muito mais que as casinhas de JS
e das coisas brilhantes e cheias de efeitos especiais.

[1] http://savannah.gnu.org/bugs/?func=additem&group=gnuzilla .

[2] https://libreplanet.org/wiki/Group:Free_Javascript_Action_Team
. Além disso, caso eles precisem que algum desenvolvedor ajude eles,
aponte também para:
https://libreplanet.org/wiki/Group:JavaScript_Developers_Task-Force .

[3]
https://mikegerwitz.com/2017/06/Don-t-force-me-to-use-your-tools-on-the-Web
. Em particular, chamo atenção ao último parágrafo que fala da
importância da técnica de aprimoramento progressivo (/progressive
enhancement/) para a acessibilidade do conteúdo.

[4] https://mikegerwitz.com/2018/01/Meltdown-Spectre-and-the-Web . Chamo
a atenção para o fato de que estas vulnerabilidades não podem ser
*completamente* corrigidas via atualização de /software/, o que isso faz
é apenas tornar a chance de infecção menor, mas ainda existe. O fato do
JS ser executado automaticamente pelos navegadores contribui para o
risco maior, principalmente sabendo que os computadores mais comuns são
afetados pelas vulnerabilidades Meltdown e Spectre.

[5] http://onpon4.github.io/articles/kill-js.html .

[6] Veja a discussão em
https://lists.gnu.org/archive/html/bug-gnuzilla/2018-03/msg00003.html
. Pontos muito relevantes sobre as más práticas de alguns /web
designers/ são levantados.

--
- Formas de contato: https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno#vCard
- Ativista do /software/ livre (não confundir com gratuito). Avaliador
  da liberdade de /software/ e de /sites/.
- Arquivos que aceito: https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno#Arquivos
- Contribuições à sociedade:
  https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno#Contributions
- Gosta do meu trabalho? Contrate-me ou doe algo para mim!
  https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno#Suporte
- Use comunicações sociais federadas padronizadas, onde o "social"
  permanece independente do fornecedor. #DeleteWhatsApp. Use #XMPP
  (https://libreplanet.org/wiki/XMPP.pt), #DeleteFacebook
  #DeleteInstagram #DeleteTwitter #DeleteYouTube. Use #ActivityPub via
  #Mastodon (https://joinmastodon.org/).
- #DeleteNetflix #CancelNetflix. Evite #DRM:
  https://www.defectivebydesign.org/