2018-04-28T02:44:45+0200 joaofil...@openmailbox.org wrote:
> Si un software no pone su licencia entonces lo debes tomar como
> Copyright (toda la obra nace Copyright el autor es el responsable de
> ponerle otra).

A maioria das licenças de /software/ livre em si se baseiam no
/copyright/, inclusive a notificação de /copyright/ válida para um
trabalho inicia com algo similar a "Copyright [Ano] [Proprietário]",
inclusive para as licenças que descrevi no início, o mesmo se aplica às
/copyleft/ (ou seja: deve-se usar "Copyright ..."). As únicas exceções
ao caso são: CC0 1.0, e a queda ao domínio público. O primeiro (CC0 1.0)
pode ser feito pelo proprietário já na publicação da obra, e tem efeito
imediato universal e irrevogável; e o segundo (queda ao domínio público)
só acontece depois de *no mínimo* 50 anos após a morte de todos os
proprietários (este mínimo de anos varia de jurisdição para
jurisdição).

Note ainda que, no parágrafo anterior, um "proprietário" pode ser uma
organização, e estas podem viver mais que as pessoas físicas, alguns
paises infelizmente permitem esse tipo de apropriação por parte de
organizações. Além disso, a queda no domínio público não retira os
direitos morais.

Contudo, tua observação continua válida se substituirmos "Copyright" por
"licença padrão de copyright", pois esta é estipulada pela Convenção de
Berna, e é aplicada automaticamente a qualquer obra, mesmo que não haja
registro ou notificação de /copyright/ e de licença (até mesmo uma foto
em uma rede social).

--
- Formas de contato: https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno#vCard
- Ativista do /software/ livre (não confundir com gratuito). Avaliador
  da liberdade de /software/ e de /sites/.
- Arquivos que aceito: https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno#Arquivos
- Contribuições à sociedade:
  https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno#Contributions
- Gosta do meu trabalho? Contrate-me ou doe algo para mim!
  https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno#Suporte
- Use comunicações sociais federadas padronizadas, onde o "social"
  permanece independente do fornecedor. #DeleteWhatsApp. Use #XMPP
  (https://libreplanet.org/wiki/XMPP.pt), #DeleteFacebook
  #DeleteInstagram #DeleteTwitter #DeleteYouTube. Use #ActivityPub via
  #Mastodon (https://joinmastodon.org/).
- #DeleteNetflix #CancelNetflix. Evite #DRM:
  https://www.defectivebydesign.org/

Responder a