Julio:

 Pra instalar o wine é como instalar qq outra aplicação que está
disponível pelo apt.

 Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic

 Escolha para efetuar a instalação do wine. A aplicação fará o
download e instalará o wine pra vc.

 Vc pode achar mais informações no Wiki do ubuntu:
 . https://wiki.ubuntu.com/Wine?highlight=%28wine%29

 Tente o google de vez em qdo, costuma a funcionar bastante. Tente tb
UbuntuForums:
 . http://www.ubuntuforums.org/

 Lá vc vai encontrar bastante informação e vc pode pesquisar mais
exatamente oq vc precisa.

 Fabio.