Tanto o BACKUP TABLE quanto o mysqlhotcopy funcionam apenas para
tabelas MyISAM.. e o MySQL demora para executar muitas queries quando
voce faz isso pelo phpMyAdmin.. quando faco pela linha de comando, vai
rapidinho.. ;)

A maneira mais geral é o mysql_dump.. o manual recomenda o mysql_dump
e mencniona o mysqlhotcopy APENAS para MyISAM.. por tanto, recomendo
que continuem utilizando o mysql_dump.. até pq o mesmo *deverá*
funcionar em outros bancos como PostgreSQL caso voce queira migrar..

[]s,
Mário Meyer