geral mente os comandos vao ser o

./configure
make
make install

mas isso vai depender do programa q vc quer copilar isso vai variar se ele
depende de um prefixo ou alguma variavel

e programas tem dependecias dependendo do progra q vc esta querendo copilar
vai ter q baixar as dependencias dele tbm

uma bo dica e quando vc descompactar o tar.gz dentro dele tem um arquivo
chamado README  abra ele com um editor de texto q la ele fala o q vc tem q
fazer para copilalo e quais depencias o programa tem blz!!!!!!

On 2/10/06, Og Maciel <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Na verdade, um pacote com extensão .tar.gz não é um programa mas sim
> algum(us) arquivo(s) que foram comprimidos (ao estilo do WinZip) em um
> só arquivo.  Para utilizá-lo, é necessário descompactá-lo:
>
> tar zxvf [nomedoarquivo.tar.gz]
>
> Se este arquivo contem algum programa a ser compilado, você então tera
> de compilar conforme o tipo de arquivo.  Meu conselho é que
> descompacte o arquivo primeiro e depois inicie um outro email para
> discutir como compilar/instalar, caso você precise de ajuda.
>
> Abraço,
>
> --
> [...]

Leandro Magno
Ceilandia - DF

LPI ID: LPI000100776

  ºvº     "Software Livre: não é pelo dinheiro.
/( _ )\    É uma questão de consciência."
^  ^