Em Sáb, 2006-02-11 às 17:48 -0500, Og Maciel escreveu:
> Oi Jose',
>
> Um programa legal de colocar icones no desktop e' o iDesk...  Procure
> por ele no Google...  Tenho certeza que ele esta' empacotado para o
> Ubuntu.

Depoimento de um usuário acostumado: ;-)

Sinceramente, Og, não recomendo o Idesk. O meu método favorito é usar o
nautilus (por causa das fontes suaves, do papel de parede e dos ícones
bonitos) -- já que eu não preciso mais me preocupar com performance.

As outras opções do Ubuntu também não são grande coisa pois precisam de
configuração via arquivo de texto. Eu simplesmente não tive, por
exemplo, a paciência de escrever cada um dos arquivos.lnk do Idesk ou
encher de entradas o meu deskmenurc. Pô, esses programas (Idesk e
deskmenu) nem mesmo vem com um conjunto padrão de ícones! Sem falar que
o Idesk ainda tem aquele defeito de ficar com os ícones sujos quando
você passa o mouse sobre eles ou move janelas.

Para quem precisa restringir por causa de performance (usuários de
coisas velhas como o meu falecido k6-ii) eu recomendo o DFM (Desktop
File Manager). O DFM é um file-manager (nisso ele é horroroso) mas tem a
capacidade de gerenciar ícones no desktop (e nisso ele é muito
elegante).

Só que a versão empacotada pelo Ubuntu (universe) é compilada com a
xpmlib, em vez da imlib1, o que resulta em ícones quadrados em formato
xpm. Eu tive de parar de usar o DFM porque para compilá-lo com suporte a
imlib eu tenho de desinstalar o icewm (que depende de imlib11 em vez de
imlib1).

A grande vantagem do DFM e que você pode configurar os ícones através de
uma interface gráfica simples e intuitiva. Ele possui suas limitações
(não dá para esticar ícone, o fundo do texto dos ícones não é
transparente, etc.) -- mas é melhor que o Idesk e consome menos memória.

Eu não consigo entender porque tanta gente dá atenção ao idesk e deixa
este belo programa ficar seis anos (desde março de 1999) sem manutenção.
Pôxa, tudo que ele precisava era de uma atualização do código-fonte para
compilar com freetype2, imlib11 (ou imlib2) e um toolkit mais novo.

Sei que isso é quase reescrever todo o programa, mas ele é minúsculo
(menos de 200KB incluindo os ícones)!

Fica aqui o apelo, alguém aí que gosta de programar não estaria disposto
a adotar este pequeno programa? ;-)

Uma outra boa dica é o ROX-Filer (que tem fontes suaves e ícones bonitos
mas não gerencia o desktop corretamente e não ordena os ícones).