Wendell,
Valeu a dica e a tentativa mas não consegui "forçar versão" pois a
versão q uso é Breezy, a única coisa q peguei do repo do Dapper foi o
gutenprint e suas dependências (agora vejo q foi uma burrice tremenda).
Logo q o cups parou troquei de volta do gutenprint para o gimp-print
mas, daí em diante recebo sistematicamente mensagem de que o servidor
cups não pode ser conectado. Já restartei  e reconfigurei o cupsys e
cupsys-client inúmeras vezes e nada. Chequei o cupsd.conf e parece
perfeitamente normal... cheguei a desconfiar q algum módulo ou patch do
kernel pode ter sido afetado mas não tenho conhecimento suficiente para
verificar e muito menos para fazer o remendo. Enfim, a situação está
complicada, já me vejo reinstalando o Breezy e tendo q fazer todas as
atualizações e customizações... vida dura! Se vc ou mais alguém da lista
tiver com ajudar agradeço muito.
Valeu!
Leo