mkdnsmap4me: Gerador automático de mapas de nomes DNS

Freqüentemente, muitos administradores de sistemas costumam criar mapas
de nomes para configurar servidores DNS. Uma prática comum para essa
atividade consiste em escolher temas de nomes usando como referência
personagens de livros, filmes, recursos naturais, cidades, países, astronomia (graças ao Christiano Anderson), entre outros. Entretanto, essa tarefa pode ser trabalhosa e sujeita a erros à medida em que número de hosts a serem mapeados cresce.

O mkdnsmap4me é uma pequena ferramenta desenvolvida em shell script para
auxiliar administradores de sistemas no sentido de automatizar o
processo de geração de mapas de nomes. Tomando como referência arquivos
de texto que contêm padrões de nomes pré-estabelecidos e outras
informações repassadas pelo administrador de sistemas, como o nome do
domínio, o prefixo IP a ser utilizado, a quantidade de servidores,
clientes e impressoras, o mkdnsmap4me cria os mapas direto e reverso
para servidores DNS.

----------
Exemplo
----------

mkdnsmap4me 192.168.1 comunidadesol.org rios.txt 3 5 passaros.txt 50 40

Nesse caso, o mkdnsmap4me irá criar os mapas direto e reverso para o
domínio "comunidadesol.org". O prefixo de endereço IP a ser utilizado é
"192.168.1". Os nomes a serem utilizados para os servidores serão
retirados do arquivo "rios.txt" e o primeiro servidor terá como sufixo
"3". Como "5" servidores devem ser habilitados nesse exemplo, o primeiro
endereço IP para os servidores será "192.168.1.3" e o último "192.168.1.7".

Caso existam mais de cinco nomes no arquivo "rios.txt", o mkdnsmap4me
irá inseri-los nos mapas DNS comentados para uso futuro. Para os
clientes, a ferramenta irá considerar os nomes contidos no arquivo
"passaros.txt". A faixa de endereços a ser habilitada compreende
"192.168.1.50" até "192.168.1.89". Da mesma forma que nos servidores,
caso existam mais nomes disponíveis no arquivo "passaros.txt", os
excedentes serão incluídos nos mapas com comentários.

Inserindo mais um bloco de "arquivo de nomes + primeiro sufixo IP +
quantidade" o administrador de sistemas pode incluir também impressoras
(ou uma terceira categoria qualquer de equipamentos em rede) nos mapas.

-----------------------
Obtendo o mkdnsmap4me
-----------------------

O pacote ".deb", o arquivo ".tar.gz", o script e os arquivos de temas
podem ser obtidos no seguinte endereço:

http://www.comunidadesol.org/jansen/mkdnsmap4me

--------------------------
Instalando o mkdnsmap4me
--------------------------

Para facilitar a sua utilização para os administradores que utilizam
distribuições GNU/Linux baseadas no Debian, o mkdnsmap4me está
disponível como um pacote ".deb". Para instá-lo basta digitar o segunite
comando:

# dpkg -i mkdnsmap4me-0.1.deb

Feito isso, para obter mais detalhes sobre o mkdnsmap4me basta consultar
sua man page:

$ man mkdnsmap4me

Para os usuários de outras distribuições pode-se utilizar o ".tar.gz".

Em ambos os casos, a ferramenta possui um conjunto de temas
pré-definidos. Caso a instalação tenha sido feita por meio do pacote
".deb", os temas estarão no diretório "/usr/share/doc/mkdnsmap4me/themes". Caso tenha sido utilizado o
".tar.gz" os temas estarão no diretório "themes" dentro da pasta criada
após a descompactação do arquivo.

Como colaborar?

Você pode colaborar corrigindo problemas no código do mkdnsmap4me,
(desenvolvido em shell script) reportando problemas, fazendo sugestões e
críticas e colaborando com a documentação.

Outra forma de colaborar é criar novos arquivos de temas, considerando
filmes, livros, recursos naturais, animais, entre outros. Serão muito
bem-vindos temas que considerarem assuntos típicos da sua região! Muito em breve, muito mais temas de nomes estarão disponíveis.

Para colaborar basta encaminhar um email para [EMAIL PROTECTED]