Exatamente. Ainda estamos na 5.10, que é a terceira versao se nao me engano.
O projeto do Ubuntu é novo e ele tende a melhorar muito, principalmente
agora que ele ja está fixado.

O firefox realmente é lento, mas quando vc pega a versao 1.5 do site vc ve
que as coisas mudam, como disse o Giovanni.
Tenho observado tambem que alguns temas em GTK (se nao me engano) tb causam
uma maior lentidao no sistema. Voce pode tentar trocar esse tema atual e ver
se melhora.

Mas vc pode fazer um update no seu kernel. Vc pode passar ele para 686 ou
ate 686-smp se vc tem um HT ou dual-core (no meu caso tenho um pentium 4 HT
e uso o 686-smp). Assim vc vai otimizar o kernel pro sistema.
Nao sei quanta diferenca isso faz, mas posso dizer que fora a area gráfica
(geforce 4 mx440 com so 64mb), meu Ubuntu é bem rápido.

--
[]'s

Lucas Arruda