Cara, eu penei pra instalar o Eclipse no Ubuntu. A melhor coisa é você não
baixar pelo APT. Baixa direto do site deles e descompacta em um diretório
qualquer. Aí é só rodar. Sem stress.

Você vai preicsar do java, claro. Tem várias maneiras... Eu instalei
baixando direto do site da Sun também. Não teve erro...

Só funcionou legal depois que eu fiz isso.

O Eclipse vc só baixa uma vez. Depois você só copia seu diretório pra fazer
o backup de todas as suas configurações. Se vc copiar o dir do workspace
então, fica um backup mais completo ainda.

Grande abraço,
rics