Em portugues (meio imcompleto, meio antigo):
http://www.linuxval.org/ubuntu/phpBB2/viewtopic.php?p=21965

Em ingles:
http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=131267&highlight=xgl

Para ativar quando logar, use isso, em vez do descrito no post acima:
http://www.ubuntuforums.org/showpost.php?p=760273&postcount=507

Vou tentar novamente habilitar o Xgl. A aceleracao 3d parece estar
funcionando e o resto das coisas que testei tambem. O Dapper ta de parabens;

--
[]'s

Lucas Arruda