Aloha,

Os endereços de repositórios br.archive.ubuntu.com são hospedados pela
UFPR, que tem excelente conexão com a internet. Até pouco tempo atrás
mantinham mirror oficial da SourceForge.

Se você está com baixo desempenho entre sua conexão e a UFPR, remova
apena o prefixo 'br.' dos repositórios. Aí você vai baixar os pacotes
a partir de servidores próprios da Cannonical na Inglaterra.

Comentar repositórios irá diminuir o número de pacotes disponíveis. O
objetivo é baixar eles, só que de forma mais rápida.

Abraços,

KurtKraut