Flavio, sem o endereco mac nao há conectividade de rede, pq o mac é o
endereco fisico da sua placa, quando um pacote chega no router ele na
verdade nao manda para um IP, e sim para o endereco mac correspondente a
ele, é assim a comunicacao nas camadas mais baixas.

realmente nao se usa o arp por uma simples razao, o servico das camadas mais
baixas deve ser transparante, o tcpip conta que ele está ok e pra falar a
verdade esse caso que citei foi o unico problema que precisei usar o arp,
resumindo, nao é bug do SO(eu acho), pois acontece somente nesse modem isso.

segue o comando que usei no winxp pra resolver isso:
arp -s 192.168.254.1 00-11-11-11-11-11-11
depois disso consegui pingar o danado e tudo se resolveu.
so pra constar o ip 254.1 é pq o modem estava no modo bridge e esse mac é so
um exemplo.

[]z

--
Atenciosamente,