Cara, a configuração depende do cliente que você vai usar, mas basicamente é
colocar o endereço do servidor mesmo, e boa...

Por exemplo, o GOOGLE TALK usa o protocolo jabber... olha como configura
ele:

http://www.google.com/support/talk/bin/answer.py?answer=24073

Sacou? E assim é pra todos os outros também, muda uma coisa ou outra.

O lance é instalar o servidor. Pra isso você vai ter que ler os docs lá,
porque eu nunca tentei.

grande abraço,
rics