Em Qui, 2006-04-06 às 10:07 -0300, Flavio Henrique Araque Gurgel
escreveu:

> Boa dica! Todavia eu prefiro acertar isso com dpkg-reconfigure xserver-xorg
> e selecionando medium para acertar resolução e refresh rate do monitor, pois
> aí a coisa é padronizada. Pra quem gosta de ter controle total sobre tudo e
> todos, selecione high e diga pro xorg quais são as resoluções e refresh
> rates do monitor.

Sim, é verdade. Mas tanto o KDE quanto o Gnome salvam a resolução de
tela preferida pelo usuário. Quando o (g/k)dm é lançado, ele pega a
primeira resolução que está no xorg.conf (eu sei disso porque quando eu
inverti 1024x768 com 1200x1024 ele só pegou 1024x768 como resolução
máxima). Porém,quando você loga tanto o KDE como o Gnome ignoram o que
está setado no xorg.conf e vão te dar a resolução que você anteriormente
escolheu.

Por exemplo: supomos  que o xorg.conf está configurado com três
resoluções: 1200x1024, 1024x768 e 800x600. Isso significa que ao usar as
teclas de mudança de resolução ou os aplicativos
(gnome-display-properties ou kcmshell kcmdisplay) você poderá escolher
entre estas três resoluções. Se você, por exemplo, preferir 1024x768,
que é menos do que a resolução máxima, cada vez que você logar o KDE (ou
o Gnome) vão mudar a resolução de tela para aquela que você escolheu.

Aí você atualiza o KDE para a versão 3.5.2 e a opção de configuração do
display desaparece do painel de controle e você resolveu passar a usar a
resolução maior. Que fazer? Aí a minha dica se torna útil.

Veja bem: esta não é uma maneira de configurar o display do servidor X,
é apenas uma maneira de escolher o modo de vídeo preferido pelo seu
usuário ao logar no KDE. Se o xorg.conf não estiver configurado, você
não vai nem começar o KDE, então essa dica não vai funcionar.
--
José Geraldo Gouvêa <[EMAIL PROTECTED]>