> Apesar de usar e defender o Ubuntu, eu sempre fui contra o sudo gksudo.
Acho
> que eles são ferramentas facilitadoras, mas que deve ser usadas com
cuidado.
> No meu pc eu travo isso pq eu tenho a certeza de que quando estou com o
root
> estou em um ambiente fechado.

Eu também travei isso no meu micro pessoal e nas empresas que instalei (meio
lógico isso).
Todavia, do ponto de vista doméstico, o sudo é a mão na roda que pode
facilitar a incorporação da idéia do Linux pelo usuário comum.
Ele aprende que ao digitar sua senha está instalando ou modificando algo
importante do sistema.
Não há risco de fazer tudo como root, como faz-se em 99,9% dos usuários
comuns de Windows, e onde ocorre grande parte das infecções por vírus.

Abraços!
Flavio.