Deixa eu recapitular ?!?!
Voce instalou o mplayer e testou. Tudo funcionava muito bem, aí removeu o
totem e depois instalou novamente (comento isso depois * ) quando foi usar o
mplayer o mesmo vídeo que antes estava ok, agora está travando na tela.

Se foi isso mesmo que eu entendi, tenta o seguinte...
1 - remove o totem.
2 - Verifica se tudo está certo! (ignore o menu, como disse falarei depois
*)
3 - se estiver ok! Terminou, senão item 4
4 - vamos remover o totem de uma vez por todas...
     digita o comando: sudo dpkg --purge totem
5 - se funcionou, ok! senão item 6
6 - remover o mplayer: apt-get remove mplayer-386 (ou a versão que tiver)
     sudo dpkg --purge mplayer-386
     rm -r ~/.mplayer
7 - reinstala o totem
8 - reinstala o mplayer.

Bem, aí diga o que aconteceu. É importante usar o --purge para remover
arquivos de configuração dos dois programas...

* Outra coisa, não confia muito na capacidade do sistema de colocar ou tirar
o item do menu, as vezes "sai depois" as vezes não, aí voce usa o smeg e
remove o item na mão...

Antes de tudo, eu diria que se eu tivesse um problema similar ao seu, eu
verificaria a memória do computador. O que você descreveu é instabilidade
provocada pela falta de memória no sistema (quando eu tinha 256 MB eu sempre
tinha esse problema, apenas agora que estou com 512 nunca mais tive esse
problema...). Essa consequencia também é observada em manipulação de vídeos
com cpu lenta, mas como você testou antes e estava ok. Eu não diria que é
potencia de cpu !

Até.
J. F. Mitre