Olá!

> Alguem sabe se a solução desse problema do synaptics já foi postada em
> algum lugar??

Eu mesmo, após alguma pesquisa, consegui resolver o meu. Vou
colocar aqui um resumo da ópera que provavelmente vai te aju-
dar também.

A primeira coisa a ser feita é instalar o driver synaptics pa-
ra o Xorg. Se o driver xorg-driver-synaptics não estiver dis-
ponível nos seus repositórios cadastrados, vá até a página de
pacotes e baixe. A página é http://packages.ubuntulinux.org/,
na parte do sistema X-Window.xorg-driver-synapticsat

A próxima coisa é procurar qual dispositivo corresponde ao seu
touchpad. Isso pode ser feito com o seguinte comando:
---
# cat /proc/bus/input/devices
---
Procure pela leitura do seu touchpad. No meu sistema, aparece
---
I: Bus=0011 Vendor=0002 Product=0008 Version=7321
N: Name="AlpsPS/2 ALPS GlidePoint"
P: Phys=isa0060/serio4/input0
H: Handlers=mouse2 event3 ts2
B: EV=f
B: KEY=420 0 70000 0 0 0 0 0 0 0 0
B: REL=3
B: ABS=1000003
---
O importante aí é o handler. O meu mostra event3. Você vai pre-
cisar modificar seu /etc/X11/xorg.conf para incluir a entrada.
Na opção 'Device', inclua a configuração do seu touchpad, usan-
do o event mostrado. Na opção 'Protocol', utilize 'event'. A
seção do meu xorg.conf para o touchpad é:
---
Section "InputDevice"
        Identifier      "Synaptics Touchpad"
        Driver          "synaptics"
        Option          "SendCoreEvents"        "true"
        Option          "Device"                "/dev/input/event3"
        Option          "Protocol"              "event"
        Option          "LeftEdge"              "120"
        Option          "RightEdge"             "830"
        Option          "TopEdge"               "120"
        Option          "BottomEdge"            "650"
        Option          "FingerLow"             "14"
        Option          "FingerHigh"            "15"
        Option          "MaxTapTime"            "250"
        Option          "MaxTapMove"            "110"
        Option          "ClickTime"             "0"
        Option          "EmulateMidButtonTime"  "75"
        Option          "VertScrollDelta"       "0"
        Option          "HorizScrollDelta"      "0"
        Option          "MinSpeed"              "0.45"
        Option          "MaxSpeed"              "0.75"
        Option          "AccelFactor"           "0.020"
        Option          "EdgeMotionMinSpeed"    "200"
        Option          "EdgeMotionMaxSpeed"    "200"
        Option          "UpDownScrolling"       "1"
        Option          "CircularScrolling"     "0"
        Option          "CircScrollDelta"       "0.1"
        Option          "CircScrollTrigger"     "2"
        Option          "SHMConfig"             "true"
EndSection
---
Essa seção pode ser colocada logo depois da opção do mouse.
Todas essas opções permitem configurar o touchpad e vai ser
necessário brincar um pouco com elas. Não encontrei nenhuma
documentação eficiente para elas, mas um pouco de bom senso
permite descobrir o que elas fazem.

Na seção "Server Layout", inclua uma opção para carregar o
driver do touchpad. No meu, eu inclui a linha
---
        InputDevice     "Synaptics Touchpad"
---
que é o mesmo "Identifier" da seção acima. Salve o seu
xorg.conf (lembre-se de gravar um backup!!!) e reinicie o
X apertando Ctrl+Alt+BackSpace. Provavelmente o touchpad
vai estar funcionando.

Espero que isso ajude.

--
José Alexandre Nalon