On 22/04/06, liquid slave <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Eu entendo seu ponto e até concordo com ele, mas o software livre caminha
> dessa forma
> nem sempre a distribuição pau-pra-toda-obra pode ser customizada sem banda
> larga, configurações
> extras, otimizações do kernel etc... Estou propondo um atalho pra quem não
> quer conhecer o
> sistema só quer produzir mídia em software livre além de uma forma de
> colocar quem produz multmídia dentro do
> universo de desenvolvimento SL... o que é bem trabalhoso por uma série de
> motivos.
> [...]

Opa gente.
To acompanhando essa discussao e, enquanto realmente acho que uma
distro especifica para uma finalidade especifica ser muito útil em
várias ocasiões, também concordo que essa salada de *buntus que ta
sendo criada não é muito bom para a comunidade.
E não digo isso só pela divisão de esforços (que eu acho que não
ocorre tanto nos subprojetos principais  - Kubundu, Edubuntu, Xubuntu
e Subuntu), mas também pela confusão que acaba sendo gerada na cabeça
de um usuário final, com tantas opções. Além, claro, da possibilidade
de, a longo prazo, as distros comecarem a tornar-se incompativeis
entre si.

Tento isso em vista, e tentando atentar ambas as partes, eu pensei no
seguinte: uma distribuição difere da outra "somente" pelo conjunto de
pacotes q ela contem e do que é instalado por padrão certo?
Acho então que o moobuntu (ou qq outro *buntu) deveria se concentrar
em fazer/otimizar os pacotes que são necessários para seu
funcionamento, mantendo-os sempre dentro da arvore principal do
ubuntu, pra ele estar disponivel para todos que quiserem.

Agora sabendo que todas as distros vão usar o mesmo instalador e o
sistema base, e vão somente acrescentar/remover pacotes, pq não usar
uma ferramenta como o Jigdo (http://www.debian.org/CD/jigdo-cd/  e
http://atterer.net/jigdo/ ) para permitir que os usuarios interessados
possam criar seus próprios CDs baseados numa especificação dada e no
interesse de cada um?

Na minha cabeça isso funcionaria como uma divisão por times: kubuntu,
xubuntu, moobuntu, subutu, etc. Esses "times" se concetrariam em
modificar/criar os pacotes que eles acham pertinentes para seus
objetivos, mas sem quebrar compatibilidade com a árvore principal (ou
seja, sem muitas mudanças "radicais"). Depois que estivesse tudo
pronto (pacotes modificados e conteudo do CD decidido), seria criado
um .jigdo da "distribuição" que permitiria aos usuários baixarem e
criar automáticamente o CD com os pacotes/configurações que o pessoal
de cada time acha mais adequado para o objetivo em questão (detalhe
que, como todos os pacotes fariam parte do mainstream do ubuntu eles
estariam disponiveis em todos os mirrors existentes e poderiam ser
facilmente baixados, sem aumentar muito o espaço necessário para
armazenamento).

Com isso acho que teriamos facilmente um conjunto grande de distros
adequadas para cada necessidade, sem ter de quebrar a comunidade, e
ainda assim mantendo os desenvolvimentos mais recentes sempre
disponiveis no ramo principal e disponiveis para toda e qualquer
distribuição do Ubuntu.

O que vocês acham dessa idéia?

[]'s
Mancha

--
As coisas são como elas são porque é assim que elas tinham de ser.