Bem, agora eu posso dizer que as coisas foram um sucesso...

On 4/25/06, J. F. Mitre <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

>  Bem, depois de instalar tudo e resolver os maiores problemas de
> dependencias e reinstalar vários programas (o openoffice teve que ser
> corrigido na mão) eu reiniciei a máquina.
>  Qual não foi minha surpresa ao ver que o logo de boot deixou de ser o do
> Ubuntu (marrom) para o Kubuntu (azul, que eu não gostei). Não consegui
> descobrir como modificar aquilo, na verdade eu nem sei nome daquilo, assim,
> se alguém souber como mudar o "tema de boot" (seria isso?), agradeço a
> informação.
>  Mas isso não é problema, isso é detalhe.

Mas era um detalhe incomodo. Aí eu busquei por aí, e descobri um tal de
usplash, vi que tinha um pacote chamado kubunut-artwork-usplash instalado,
removi o dito. Nisso o desligar ficou com o splash do ubuntu e o iniciar com
o splash do Kubuntu.
  Ficou engraçado. Mas não resolveu tudo. Aí eu reinstalei o ubuntu-artwork
(não existe um ubuntu-artwork-splash) e não funcionou. Aí eu usei o
update-grub, também não funcionou.
 Como última alternativa eu reinstalei o usplash... Funcionou!!! .

> O único problema real que eu sei perguntar até agora, é que o Gnome não
> está conseguindo exibir palavras no menu que tenham acentos. Uso a
> codificação ISO-8859-1 e parece que o menu está em UTF-8 (eu mudei e
> comprovei isso). Bem, alguém sabe como corrigir esse problema com menu do
> Gnome ? Eu instalei todos os programas do ubuntu-desktop, pois achei que era
> problema de falta de alguma arquivo, mas não resolveu ! As palavras
> acentuadas do menu continuam sem aparecer (fica invisível no menu, aparece
> apenas o ícone.)

Esse problema eu não sei porque causou, mas descobri como resolver. O Dapper
acompanha vem com software alacarte como substituto do smeg (seria isso ?!?)
e eu estou reescrevendo os mesmos nomes no menu (os mesmos, mesmo !!!) e
salvando o menu. Funciona! É um TRABALHO, mas funciona.

Do mais, tirando um problema com o PCMCIA (que eu tive que remover, tudo
> bem, pois uso desktop não laptop) e um tal de "módulo manual" (tenho que
> descobrir o que é isso literalmente antes de perguntar sobre, está deixando
> o boot com uns 5 minutos travado na frase "carregando módulo manual", esse é
> o outro problema, como vê, difícilmente alguém vai descobrir o que é por
> essa descrição),

Também descobri o qual era  o motivo da demora no boot. O problema era dos
modulos que estavam sendo lidos com erro. Bem, o erro era do pacote
lm-sensors, ele parece não criar o módulo em /dev e isso gera um erro e
etc... como eu mantive as configurações do sensors.conf eu não identifiquei
o erro logo na instalação, só depois de muito procurar...
Esse erro tem até página no lanchpad
https://launchpad.net/distros/ubuntu/+bug/39407

Resumindo minha transição:
Foi um bom e agradável exercício de imaginação, mas eu não recomendaria
atualizações  para quem está começando agora. Para esses eu recomendarei
esperar a Dapper sair de vez...

Bem, fica a informação registrada aqui.
J. F. Mitre