Muito interessante seu embasamento teorico, mto enriquecedor pra todos da lista, inclusive para mim mesmo. Porem na minha experiencia pratica pude constatar que em algumas situações o apititude baixa uma quantidade maior de dependencias, dependencias essa que talves vc nunca va usar e nao eh fundamental para o funcionamento do pacote , eu particularmente nao gosto disso, pr exemplo se qro bxar o xmms, qro apenas ele com as dependencias basicas pra ele funcionar (tocar mp3), se qser algo ms eu procuro com um apt-get search xmms e vejo o q tem nos repositorios que possam me interessar e instalo e pronto. Eu nunca gostei de ter programas instalado desnecessariamente.

Como ja disse antes, isso eh apenas minha opiniao, nao desmerecendo a opiniao dos outros que aki postaram, cmo disse, apt-get, synaptic, aptitude ou ateh memso, "./configure, make, make install" eh uma qstao de gosto de kda um.

From: "Flavio Henrique Araque Gurgel" <[EMAIL PROTECTED]>
Subject: Re: [Ubuntu-BR] Aptitude ou APT? Essa é a questao...
Date: Wed, 3 May 2006 13:41:00 -0300

> Que eu ainda me lembre, o sistema de gerenciamento de pacotes do
> Debian é o dpkg e dselect(frontend do dpkg) que são as ferramentas que
> todas aplicações acabam chamando na hora de resolver a parada.

então leia a documentação oficial do apt para tirar mais conclusões, em bom
português:
http://www.debian.org/doc/manuals/apt-howto/ch1.pt-br.html
Essa é a página de introdução.

O apt é uma evolução do dpkg. Ambos compartilham o mesmo banco de dados pra
saber o que está instalado no seu sistema.
O apt foi portado para sistemas baseados em rpm (RedHat Package Manager)
pela Conectiva (falecida e querida Brasileira), basta olhar o "sobre" do
Synaptic pra ver, aí mesmo, no seu sistema Ubuntu.

Portanto, podemos dizer que o apt é uma forma *avançada*  de lidar com o
dpkg.
E mantenho minha opinião de que o aptitude é apenas um front-end do apt. Tá
na documentação. A não ser que o time do Ubuntu tenha colocado alguma
funcionalidade nele que não havia no Debian, o que é possível, estamos no
mundo open source. Mas não vi nenhuma documentação a respeito e tudo o que
há sobre o aptitude está no site do Debian. Se alguém tiver uma documentação
específica do aptitude no Ubuntu, por favor, poste aqui. Eu tenho muita
curiosidade de saber. A man page dele é a mesma do Debian.

Abraços!
Flavio.