Eu tive um problema semelhante qdo atualizei o meu kernel via apt-get, desconfigurou o X, resovi baixando os drivers da nvidia especifico pro novo kernel.
Quanto a chamar o modo grafico pelo console, use o comando, gdm, como root

From: "Antonio Martins" <[EMAIL PROTECTED]>
To: ubuntu-br@lists.ubuntu.com
Subject: [Ubuntu-BR] Tilt no login
Date: Wed, 03 May 2006 16:46:30 -0300

Fiz a instalação de alguns gstreamer, totem-xine e utilitários do gnome via synaptic. Sempre que uso outros repositórios, tomo o cuidado de desativá-los após instalação, inclusive o backports e universe para que as atualizações sejam orientadas pelos repositórios oficiais. Posteriormente foi feita uma atualização automática. Não me lembro quais arquivos foram atualizados. Aí tive que ir para o windows e quando voltei ao dapper, não apareceu a tela de login, ficou em modo texto pedindo o login. Fiz como de cosutme, nome e senha e permaneceu em texto. Achei que se digitasse gnome iria "chamar" programa mas deu mensagem de erro, mesmo como sudo.

Usando o knoppix chequei a partição onde o dapper está instalado e aparentemente as centenas de pastas/diretórios gnome* estão lá.

Equipamento:
Notebook Gateway M360J 6020GZ
Celeron Mobile 1400 Mhz  - RAM 1 Gb
Vídeo Intel 82852/82855 Extreme Graphics 2
Som Intel AC97
Rede Boardcom 10/100
Outros detalhes estão em
http://support.gateway.com/s/Mobile/Gateway/6000Series/4991sp3.shtml

O que mais poderia ser informado para dar uma pista do tilt?
Abraços, Antonio Martins
Oi.
Com gnu/linux, tudo tem jeito. Esquece esse negócio de instalar tudo do
zero. Ás vezes até vale à pena como um modo de fazer uma limpeza geral
na máquina mas não costuma ser o caso.
Para podermos diagnosticar exatamente o que aconteceu, você precisa
mandar uma descrição melhor do problema pois o que você disse pode ter
"n" causas. Pode ter sido que a atualização bagunçou o driver de vídeo,
por exemplo mas sem um detalhamento do problema e da máquina, só com
bola de cristal.
Outra coisa que já comentei aqui: o Dapper *não* deve ser usado para
produção, especialmente por usuários inexperientes. Apesar de estar
funcionando bastante bem, ainda é um beta e "capotadas" como esta podem
acontecer a qualquer momento.
[]s Adilson.