O problema é que o Debian BR CDD é uma versao modificada justamente para o
Brasil, o que nao é o caso do Ubuntu.
Ele é modificada por usuarios, entao tem coisas que nao sao permitidas em
alguns lugares, como grandes recursos multimidia. Alem de tudo ele leva toda
a fama e credibilidade do Debian (que o Ubuntu devia levar, mas nao levou).

O Ubuntu tem outro proposito que é estar acessivel em todos os lugares,
agora se fosse um Ubuntu BR ai a coisa ja mudaria.

Porém há várias coisas a se julgar, como um sistema bem configurado,
independente da distro, vai ser bom, ja um mal configurado vai ser ruim, e
acredito muito que a experiencia com o Debian e tendencia debiana é bem
maior nesse ponto.

Outra coisa a ser levar em conta sao as versoes de cada distro testada. E
tambem deve se considerar o tipo de uso, como servidor/cliente, pois na area
de servidor o Ubuntu realmente nao tem muito reconhecimento.

Acho que nesse caso ate um Kurumin modificado para ser mais seguro e com
algumas outras alteracoes se sairia melhor que todos as outras distros no
caso.

Algumas coisas, porem me cheiraram bem como preferencia pessoal, pq falar
que o Debian BR CDD reconhece o mesmo tanto de hardware, tem tanto suporte
quanto o Ubuntu e tem tanta usabilidade é muita falta de vergonha na cara.
Eu mesmo testei o Ubuntu pela primeira vez quando a instalacao do Debian BR
nao funcionou no pc que eu estava pq incompatibilidade. Como estava com o CD
do Ubuntu eu testei ele e gostei muito. A unica coisa que me dava raiva era
o Nautilus, mas incrivelmente ele ficou muito bom no Breezy e melhor ainda
agora no Dapper.