Em Sexta 12 Maio 2006 14:59, Carlos Frederico escreveu:
> Pessoas, eu não conheço direito os programas disponíveis para Ubuntu e
> gostaria de opinião de vocês sobre alguns deles. Queria saber quais
> programas vocês consideram os melhores para as seguintes tarefas:
>
> Exibição de vídeos (já uso o totem, mas gostaria de conhecer outros);

Eu uso o kaboodle mesmo. Não sei porque meu mplayer não funciona direito (acho
que sou eu que não sei configurar porque nunca funcionou bem).

> Criação de Websites (um amigo comentou que havia um programa tipo o
> Dreamweaver para linux, alguém sabe qual é?);

Quer mexer em html? Quanta ou Bluefish (esquece o resto)
Não quer? NVU ou Mozilla Composer (não tem resto)

Quer facilitar sua vida? Desenvolva seu site usando um software do tipo wiki,
em php. É só pôr uma senha forte para neguinho não ficar zoando com seu site.
Eu estou desenvolvendo meu site com o pmwiki que é bom demais e fácinho de
instalar. Se quiser mais dicas (e não souber inglês), escreva para mim.
www.pmwiki.org

Detalhe: pmwiki tem dezenas de skins (uma skin é um arquivo html contendo o
layout misturado com alguns comandos) e NÃO PRECISA INSTALAR, depende só de
PHP >/= 4

> Formatação e Layout de documentos escritos (de preferência algo tipo o
> InDesign ou o PageMaker);

Não há nada tão sofisticado (e olha que eu adora experimentar programas novos
e já usei tudo quanto é coisa estranha que há para Linux, até Andrew, SIAG e
etc..)

Scribus -- para fazer revistas, jornais, panfletos, folders, etc gênero
PageMaker 5
Inkscape e Sodipodi -- para fazer desenhos gênero Corel Draw 8
Sketch/Skencil -- para perder tempo tentando fazer alguma coisa (eta
programinha ruim!)
Xfig e Tgif -- para desenho vetorial gênero Corel Draw 1 :-)

> Criação e edição de PDF (o normal que tem no Ubuntu é legal, mas meio
> limitado, queria algo que me desse maior poder sobre os arquivos);

o normal que tem no Ubuntu? Qual?

Vamos por parte "editar PDF" não existe. PDF é um formato de arquivo
não-editável. O máximo que você pode fazer é incluir anotações (estas podem
ser acrescentadas ou retiradas).

Para PDF você tem as seguintes opções:

a) PDF simples (sem hyperlinks):
Qualquer programa que imprima (o cups te dá a opção de imprimir para arquivo
PS, que depois pode ser convertido para PDF)

b) PDF com marcações (hyperlinks):
Você só tem duas opções o OpenOffice 2 (escolha a opção "PDF marcado" no menu
"Exportar como PDF") e o LaTeX.

A opção do OpenOffice preserva a "clicabilidade" dos links que você tenha
inserido em seu documento, e só.

Particularmente recomendo a segunda opção, pois apesar de requerer certo
aprendizado é a que oferece mais flexibilidade e "poder", como você quer. Uma
boa opção para isso é o LyX, um programa de interface gráfica que interage
com o LaTeX. Através dele você pode criar não apenas arquivos PDF como também
HTML, PS, RTF, etc. Documentos PDF criados com LaTeX/LyX não apenas mantêm a
"clicabilidade" dos links como também possuem links nas referências cruzadas,
notas de rodapé, entradas de índice, etc.!

> Joguinhos (quero aqueles joguinhos bestas, tipo paciência);

$ sudo apt-get install kdegames gnome-games

> Jogões (sabem como é, gosto de ter uma opção de jogo mais sofisticado
> instalada no PC).

Isso já não é comigo.

--
José Geraldo Gouvêa