não consegui resolver (assim como os demais usuários), apenas aprendi como
modificar o locale adequadamente na dapper (já que dpkg-reconfigure locales
não funciona na dapper), por isso voltei para o UTF-8

Como faz? Tb já me bati com isso...

Aproveita e olha aí uma coisa curiosa:
Abra o naultilus e crie um arquivo com acento, tipo: téste
Abra o terminal (qualquer um, não importa) e digite ls ...

Viu ? O Nautilus está usando o UTF-8 para criar o nome dos arquivos e o
resto do sistema está usando ISO-8859-1.... (Acho que isso também acontece
no gnome da breezy)

O meu, pelo menos, tá em ISO-8859-1 em ambos.

--
Andre Noel
Instituto Cidade Verde - Maringá