> Então tem alguma coisa errada aqui...

> No slack que eles tentaram instalar aqui, foi preciso carregar um módulo
no
> kernel e tudo o mais. Parecia ter funcionado, mas depois começou a dar
> kernel panic. E agora estamos instalando o ubuntu, mas já apareceu, na
> instalação, os dois HDs pra gente escolher.

Que eu saiba, raid por hardware pede módulo do kernel pra enxergar a
controladora corretamente.
Na hora da instalação digite o seguinte no prompt do boot:
expert

Aí o instalador vai te fazer mais perguntas que o normal.
Na hora que aparecer "Perguntar por módulos de kernel" diga "sim" e ache o
módulo correspondente ao chipset da sua placa mãe que controla Raid.

Não tenho muita experiência com isso mas sei que o módulo é necessário sim.
Apesar de o Raid ser controlado por hardware o kernel precisa conhecer o
driver da sua controladora Raid que é um módulo de kernel. Não tenho certeza
mas acho que esse driver não pode nem ser usado como módulo, mas teria que
ser compilado no próprio kernel uma vez que é necessário para a
inicialização da máquina.
Acho melhor o colega pesquisar no google sobre "raid linux ubuntu
controladora" trocando controladora pelo nome da sua.
Procure alguma coisa sobre Debian também que pode ser útil, uma vez que o
Debian é infinitamente mais documentado que o Ubuntu.

Abraços!
Flavio.