Bem, depois que mandei o e-mail eu tentei atualizar, novamente deu o erro
que descreveu, mas no meu caso, quando ocorre o erro ele tenta novamente, e
fica tentando até conseguir  ou eu interromper manualmente... Ele conseguiu
atualizar depois de 4 tentativas.

Quanto as mirros, verifique no freshclam.conf a linha

DNSDatabaseInfo current.cvd.clamav.net

DNSDatabaseInfo é a opção que define o link das atualizações. Eu tenho a
versão mais nova do antivirus (não é do apt-get, é compilada do site) e esse
é o mirror mais atual.

Verifica se é ele que está lá. O se você não modificou ele deve estar
comentado. (o default não precisa ser definido).

J. F. Mitre