antigamente para eu fazer o gerenciamento dos meus computadores,
utilizava o software proprietario heverest que por sinal achava muito
bom, mas por ser proprietario e precisar de licensa para cada copia em
cada computador ficaria um pouco caro para minha firma, e entao comecei
a procurar um programa opensource e foi ai que descobrir o cacic, um
programa criado pelo governo federal (n tenho certeza qual orgao criou)
para inventariar equipamentos de informatica alem dos softwares
instalados no computador e que era utilizado somente pelos orgaos
publicos e a pouco tempo foi disponibilizado para publico privado tambem
(mesmo sendo liberado para uso privado, para adquirir o programa existe
um monte de fatores burocraticos como primeiro o cadastro na entidade
para posterior recebimento do link por email para baixar o programa
entre outras burocracias),  o bacana dele é que se alguma configuracao
de hardware ou de configuracao, como numero ip da maquina ou nome, os
administradores recebem um email informando tal alteracao na mesma hora
(anexei um exemplo de informacao de alteracao no final do email) e isto
tudo funciona ate com instalacao e remocao de programas do computador.

 Como é a topologica do programa
O programa trabalha com um computador pricipal que coleta os dados dos
terminais (o programa principal somente trabalha em maquinas linux =) e
nos terminais somente em maquinas windows, mas isso por enquanto pois
está em fase teste o programa para as maquinas clientes linux (em um dos
meus computadores ja tem a versao linux instalada para teste) ) e assim
que é feito alguma alteracao de hardware, software ou configuracao, é
informado ao computador principal q no mesmo instante envia um email de
alteracao de equipamentos.

Este é um grande exemplo de como o software livre tem forca aqui no
brasil e ja soube que ate outros paises da america latina ja tem
implantado o mesmo e com estes dados, me fazem empolgar e por isso estou
aqui compartilhando esta minha felicidade.

Segue abaixo um email recebido pelo pessoal do cacic mostrando como o
projeto ta crescendo, lembrando que cada cadastramento nao significa uma
copia do programa e sim, uma instituicao que instalou o software, como o
meu caso como exemplo, sou somente um cadastrado mas tenho mais de 200
maquinas utilizando o programa.

Governo Federal organiza cadastro de empresas para o CACIC

A Comunidade CACIC superou os 4.500 cadastramentos e atualmente a
ferramenta se encontra instalada (em produção) aproximadamente em mais
de 100 instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Algumas empresas já anunciaram o interesse em prestar serviços para o
CACIC, e se apresentaram como capazes para atender demandas para o
Sistema de Inventário, são elas: a Solis, cooperativa do Rio Grande do
Sul; Microlog, filial de Brasília e recentemente a OpenS de Santa Catarina.

###############################################
inicio do email de alteracao de patrimonio
###############################################

Prezado administrador,

Foi identificada uma alteração nas informações de patrimônio do seguinte
computador:

Nome...........: shp-bc2
Endereço TCP/IP: 192.168.2.62
Rede...........: 192.168.2.0

As informações que sofreram alterações estão relacionadas abaixo:

Loja:
----
Valor Anterior.: Central
Novo Valor.....: Amazonas Shopping

Setor:
-----
Valor Anterior.: CPD
Novo Valor.....: Balcao

Nome da Máquina:
---------------
Valor Anterior.: SHP-BC7
Novo Valor.....: SHP-BC2

tombo:
-----
Valor Anterior.:
Novo Valor.....: SHP0605011

Domínio:
-------
Valor Anterior.:
Novo Valor.....: SHOPPING

IP address:
----------
Valor Anterior.:
Novo Valor.....: 192.168.2.62

Impressora (opcional):
---------------------
Valor Anterior.:
Novo Valor.....: EPSON LX300

Nº série da impressora (Opcional):
---------------------------------
Valor Anterior.:
Novo Valor.....: 1YLY262095

Para visualizar mais informações sobre esse computador, acesse o endereço
http://192.168.0.49/cacic2/relatorios/computador/computador.php?id_so=8&te_node_address=00-0D-87-B8-EE-AF

###############################################
fim do email de patrimonio
###############################################

###############################################
inicio do email de hardware
###############################################

Prezado administrador,

Foi identificada uma alteração na configuração de hardware do seguinte
computador:

Nome...........: cpd-antovila
Endereço TCP/IP: 192.168.0.70
Rede...........: 192.168.0.0

As configurações que sofreram alterações estão relacionadas abaixo:

Memória RAM (qt_mem_ram)
------------------------
Valor Anterior.: 392
Novo Valor.....: 261

Descrição da RAM (te_mem_ram_desc)
----------------------------------
Valor Anterior.: Slot 0: 256(Fast Page Mode,DIMM) - Slot 1: 128(Fast
Page Mode,DIMM)
Novo Valor.....: Slot 0: 256(Fast Page Mode,DIMM)

Para visualizar mais informações sobre esse computador, acesse o endereço
http://192.168.0.49/cacic2/relatorios/computador/computador.php?te_node_address=00-0B-6A-CC-E6-17&id_so=8

CACIC - 22/05/2006 15:09h
Desenvolvido pelo Escritório da Dataprev do ES

fim do email de hardware

espero que tenham gostado tanto de saber que um programa bom como este é
brasileiro como saber os dados de crecimento do mesmo. Aproveitem e
teste em suas empresas, eu recomendo.

atenciosamente

rolim