Obrigado Jeronimo, mas acho que não é o caso do cabo estar com problemas já
que quando dou boot pelo windows a conexão com a rede ocorre normalamente.

Ocorre que pesquisando mais a fundo, e vierando zumbi devido a falta de
sono, descobri que o chip set da placa ainda não é completamente suportado
pelo linux e no site do chip set havia aquivos necessários para a
recompilação do kernel. Mas como não estou com tempo para isto resolvi tudo
na força bruta instalando uma placa de rede. Como o ubuntu 6.06 ainda está
na fase beta acredito que na versão estável tudo estará resolvido.

Muito obrigado por responder meu e-mail.