Eu jah tive esse problema. Aconteceu depois que eu abri um documento
.pps no OpenOffice. Ficou caracteres invalidos em um arquivo, e o
gnome naum funcionava.

Se for este o seu caso, de uma procurada no Google. Eu, sinceramente,
naum lembro o nome do arquivo...

--
Rodrigo de Avila
rdeavila_em_gmail.com