Errei: no item c), sobre hibernação, eu deveria ter escrito notebooks :)
Se você não usa o Suspend-to-disk, então está de bom tamanho. O fato do HD estar aceso é preocupante, temos que confirmar que é o swap. Nestas horas, de grande intensidade do HD, verifique com os comandos free ou vmstat se o swap está mesmo sendo utilizado. Um outro local interessante de ser pesquisado é o /var/log/syslog. Uma explicação possível é que, se você não fica com o notebook muito tempo ligado no Linux, aquelas tarefas que eu disse que devem ocorrer esporadicamente (como o updatedb, no item e) possam estar ocorrendo durante o tempo que você observou. O anacron é o responável por isto: verifique ou com o top ou com ps aux, os processos que estã o rodando neste momento.

[]s