Qual a url do blog sobre dapper e amd64 ?

Estou pensando em comprar um notebook, e estou pensando em comprar o amd64, somente para ter maior performance em pacotes binários. Porque comprar um Pentium M ou Dual core e ainda rodar os pacotes para 386 é desperdício de máquina, aí ainda prefiro o Gentoo...

Thadeu Penna wrote:
Jeronimo Zucco escreveu:
Thadeu Penna wrote:
On Sun, 2 Jul 2006, Lucas Arruda (llbra) wrote:

> Com certeza o X2 tem custo menor, mas dependendo da aplicacao o Opteron
vai
> ter custo menos, principalmente se vc usa aplicacoes de varias threads,
como
> banco de dados, java, ou qualquer programa desse tipo.

Por que ?

Até onde eu sei, o Opteron possui dois canais a mais para comunicação entre os processadores do que o X2. Isso serve para que quando a placa mãe tiver mais de uma pastilha de processador (2 sockets), se tornando 4 processadores (2 cada socket), e cada socket se comunicando entre si sem usar o BUS compartilhado da placa mãe como na plataforma Xeon.

Como uma imagem vale por mil palavras, segue:

http://mooreslore.corante.com/archives/images/dual%20core%20opteron.gif

http://www.composter.kiev.ua/images/reviews/xplaunch/opteron.gif

Então, teoricamente, se você tiver uma placa mãe com 2 (ou mais) opteron dual core (totalizando 4 processadores), seria o caso de não se usar o X2.

Sim. Foi isto que escrevi: eu comparei um X2 com um dual-Opteron single-core, portanto dois cores para cada. Ou seja, fiz uma comparação do SMP com o dualcore HTT. Dependendo do modelo do Opteron (2xx ou 8xx) ele tem dois ou três canais HTT. Eu estou tentando justificar o custo-benefício dos X2, como a placa-mãe e memória são mais baratas, vale a pena. Agora é claro que dois Opterons dualcore serão mais rápidos mas o preço também sobe ;)

[]s

--
Jeronimo Zucco
Núcleo de Processamento de Dados