Olá,

lembro de que tinha uma máquina com esse chipset que não funfava de jeito
nenhum no windows 2000, mas em outros SO sim. =?

O problema era o driver, por que apesar do chip ser c-media 8738, tem que
ver o driver que o fabricante da plcade som usa, por que só o driver do chip
não vai resolver.
Por exemplo, numa Asus A7S tenho impressão que é a SiS. No meu caso, era a
Asus A7V, da VIA. Somente ao instalar o aplicativo da Via que o bicho cantou
com tudo... =/
E o pior que tive que desinstalar o driver do site da c-media antes...
hehehe, fabricante sem futuro... =P

Agora fica a boa pergunta... o ALSA realmente não suporta esse chip?
Essa é uma boa pergunta pra galera do forge deles... =]

Abraços,

Gleidson