Ok, pessoal, sei que já devo estar incomodando vocês com esse assunto do
Skype x microfone/placa de som, mas gostaria muito de resolve-lo... Hoje
recebi a seguinte dica:

Rodrigo Mello Mattos Habib Gregori escreveu:
> Olá!
>
>   Li uma mensagem que você postou no forum ubuntu, com relação ao
> microfone com o skype. Eu tive na verdade um problema semelhante, mas
> meu microfone não funcionava em programa algum no gnome. Dei uma
> olhada na documentação do ALSA, e consegui resolver.
>
> Ponha o seguinte no seu /etc/asound.conf:
> #################### inicio /etc/asound.conf
> pcm.card0 {
>   type hw
>   card 0
> }
>
> pcm.duplex {
> [...]
Fiz tudo como estava indicado, via Terminal, e recebi as seguintes
mensagens de erro:

ALSA lib confmisc.c:672:(snd_func_card_driver) cannot find card 'CS4281'
ALSA lib conf.c:3493:(_snd_config_evaluate) function
snd_func_card_driver returned error: No such device
ALSA lib confmisc.c:392:(snd_func_concat) error evaluating strings
ALSA lib conf.c:3493:(_snd_config_evaluate) function snd_func_concat
returned error: No such device
ALSA lib confmisc.c:1072:(snd_func_refer) error evaluating name
ALSA lib conf.c:3493:(_snd_config_evaluate) function snd_func_refer
returned error: No such device
ALSA lib conf.c:3962:(snd_config_expand) Evaluate error: No such device
ALSA lib pcm.c:2102:(snd_pcm_open_noupdate) Unknown PCM default

O primeiro detalhe que me chamou a atenção é que meu dispositivo de som
(onboard, por sinal) é um 'CS46xx', e nunca vi, em nenhum local,
qualquer outra referência ao CS4281 no meu sistema...

O que pode estar acontecendo? Alguém tem uma luz para dar?

Obrigado a todos que tem tentado ajudar!

Eliazer Kosciuk