Sugiro que instales o samba, depois edite o arquivo /etc/samba/smb.conf de
acordo com os parametros da sua rede.
Trabalho numa empresa com mais de 1500 máquinas em rede - quase todas rwin -
e minha estação ubuntu acessa todas de modo transparente. De uma olhada no
google que vais encontrar uma série de receitas de bolo para configuração do
samba. Uma delas deve servir pra vc.
{}'s
Rui Porto