Olá!

> achei meio estranho, e notei que só ocorre quando instalo o driver da ati
> (fglrx), testei antes de instalar o driver e tava ok, assim que instalei o
> driver, reiniciei e pronto, qdo mando efetuar qualquer coisa que tenha que
> sair do gnome ele trava.

Interessante que isso aconteça com tanta freqüência. Tive o
mesmo problema e, depois de _muita_ luta e procura, consegui
a resposta aqui mesmo na lista. :P~~ Meu problema, no entan-
to, não era no Gnome, mas sim no KDE. Vou descrever qual é o
problema e qual foi a solução que me foi sugerida, e assim vo-
cê pode ir atrás com um pouco mais de informação.

O problema é que existe um bug no driver da ATI (fglrx - mui-
to embora o problema comigo tenha acontecido com o driver não-
-oficial!) que impede que o gerenciador de janelas seja termi-
nado de maneira adequada. A solução, no meu caso, foi editar
o arquivo de configuração do gerenciador para que isso acon-
tecesse.

Você deve usar o gdm, que eu não sei como configura. Mas no
meu caso, o kdm, o arquivo estava em /etc/kde3/kdm/kdmrc. Foi
editar isso e colocar na seção [X-:*-Core] a opção:

TerminateServer=true

Isso resolveu absolutamente todos os problemas que eu estava
tendo com vídeo. Provavelmente vai ser alguma coisa diferente
com o gdm, mas busque que provavelmente algo semelhante vai
ser a solução.

Não se esqueça de dizer se funcionou ou não. :)

--
José Alexandre Nalon