Em Quarta 09 Agosto 2006 09:53, José Vitor Lopes e Silva escreveu:
> Olá pessoal,
>
> Estou precisando reduzir minhas mp3 de podcasts mas não acho programa para
> faze-lo no Ubuntu. Alguém sabe da existência de um programa que permita
> reduzir o bitrate de uma mp3? Só pra exemplificar uma mp3 de 15 MB fica em
> 3,1 depois da mudança (de 80 para 16). Para dispositivos portáteis como o
> meu celular é uma mão na roda! Questiono até uma possível economia de
> bateria!
>
> Fico no aguardo,
>
> Att

Vários usuários da lista deram várias sugestões, todas elas dependentes de
programas com interface gráfica. Acredito que alguma delas fará o que você
quer, para um arquivo de cada vez e ao custo de uma conversão intermediária
para WAV  e ETC. OU seja, coloca-se um elefante na sala.

Se você não é daqueles que acha que linha de comando morde, aqui está a
receita de bolo, pau na moleira que resolve isso que você quer sem precisar
depender de nada.

Você só precisa de 1 programa: lame. Para poder instalá-lo você precisa do
repositório multiverse habilitado.

$ sudo apt-get install lame

Estando instalado o programa, eis a linha de comando mágica:

$ lame --mp3input -b 16 *.mp3

Para cada arquivo *.mp3 o lame vai criar outro arquivo mp3 com bitrate de 16
kbps. Cada novo arquivo será chamado arquivo.mp3.mp3

Qual o custo disso? Pouco consumo de memória e poucas dependências. O lame só
depende da libc6 e da libncurses. Claro que a velocidade de conversão vai
depender de sua memória RAM pois o lame não grava o WAV em disco, deixa na
memória e só grava em disco depois de recomprimir.

Depois disso, mova *.mp3.mp3 para uma pasta à parte, aquela onde você pretende
guardar seus podcasts. Sugiro editar as tags com o Easytag ou o kid3 e
renomear os arquivos em seu padrão preferido.

Acredito que esta é A melhor solução para o que você quer.  ;-)

--
José Geraldo Gouvêa