Uma dica rápida para voce comecar:
$ sudo passwd postgres
[informa a senha para o usuario postgres]

$ su postgres
$ createuser -P <nome_de_usuario_que_gostaria_de_criar>
[preencha os dados que forem sendo pedidos]

$ exit (para fazer logout do usuario postgres)

Para facilitar a gerência das suas bases de dados instale o phppgadmin
$ sudo apt-get install phppgadmin

Espero ter ajudado,

Leonardo de Miranda Cabral