Galera, tudo bem?

sou novato nesta lista e  no Ubuntu também  gostaria de links e
referências sobre como configurar manualmente a rede, sem utilizar a
interface gráfica! O meu problema é que estou com uma rede wireless e
ao iniciar o sistema a placa só "levanta" e funciona após abrir a
configuração no modo gráfico alterar o tipo de chave para ascii e
confirmar(OK+OK). Já testei diversas coisas como: restartar a rede
(/etc/init.d/network restart) criar um script e executá-lo com as
configurações (comandos iwconfig) e alterar informações no arquivo
/etc/network/interfaces. Não tive sucesso em fazer a rede funcionar
manualmente , ela só sobe quando reconfiguro via interface gráfica!

--
Atenciosamente,

  -o)   wandersonsreis (a) gmail.com
   /\\    http://www.wandersonsreis.eti.br