Olá pessoal.
Estou começando a usar linux e resolvi instalar o ubuntu. Consegui
instalar o SO no HD facilmente, mas não consigo navegar na internet
quando dou o boot pelo hd. Porém, quando o boot é pelo cd do ubuntu eu
consigo navegar normalmente na internet.
Uso internet banda larga da WAYTV e fiz várias tentativas que relato
abaixo:
1. Verifiquei as conexões: Tenho duas placas de rede na máquina. Uma
para rede interna que uso para conectar um laptop e outra para a
internet. As duas estão ativas e funcionando.
A eth0 é para a rede interna e a eth1 para a internet.
2. Verifiquei o DHCP e está funcionando nas duas placas.
3. Verifiquei o ipv4 da placa eth1 e está com o ip correto que foi
atribuido pela waytv.
4. Verifiquei o hardware address, o MTV e o Multcast e parece estar tudo
ok.

Para fazer a verificação, primeiro dei boot pelo cd e depois pelo hd  e
fiz a comparação desses valores. Nos dois casos os valores são os
mesmos, as conexões estão ativas, etc.
Percebi que a conexão eth1 parece estár enviando e recebendo "algo", mas
não consigo navegar com o firefox.
Tentei o ping em alguns endereços mas também não encontrou nada.
Pelo visto, eu consigo conectar mas não navego.
O gateway padrão está apontado corretamente para a placa eth1
Entrei no network tools e verifiquei que o endereço ip está sendo
recebido corretamente via dhcp. Fiz um contato com a way e o ip está
correto, ou seja, eu deveria estar navegando.
Verifiquei os contadores de bytes transmitidos e pacotes transmitidos e
eles estão parados, ou seja, não transmite nada.
Os contadores de bytes recebidos e pacotes recebidos estão contando
normalmente, ou seja, eu estou recebendo alguma coisa...
O pior é que o problema só acontece se o boot é pelo hd, pois, quando
dou o boot pelo cd do ubuntu eu consigo navegar na internet normalmente.
Já instalei o ubuntu duas vezes para verificar se teria alguma opção na
instalação mas nada....]
alguém pode me ajudar a desvendar esse mistério?

Será que eu tenho que habilitar alguma porta que foi fechada quando
instalei o so no hd?
Obrigado
Ronan