Gutemberg Motta wrote:
> Não consigo rodar o Half-Life no Wine. Minha placa de vídeo é uma Radeon
> X1300 PRO, já instalei os drives, o GLXGEARS dá mais de 2400FPS.
> Já vi vários tutoriais na internet, tentei fazer o mesmo, mas o wine dos
> tutoriais são antigos.
> Eu dou o comando:
> wine --debugmsg -all hl.exe -- -game -cstrike -noipx -nojoy -console
> +voice_dsound 1

Olha companheiro, eu rodo Half Life aqui através do Steam, assim como
todos os jogos que vem no pacote como o Counter Strike e os demos
disponíveis para a chave de licença que comprei (custou 18 reais numa
papelaria que tinha estoque de Half Life antigo aqui em São Paulo)
Você tem uma licença original do HL pra ter acesso a ele? Sem o Steam
complica... e o Half Life tem dezenas de correções desde que foi
lançado, que você só tem acesso com uma chave original.
> E avisa que o debugmsg não existe, então dou o comando:
> wine hl.exe -- -game -cstrike -noipx -nojoy -console  +voice_dsound 1
>
> Chega a aparecer o menu principal, mas não funciona nenhum botao. Só o "quit".
> Quando clico em "new game" aparece uma mensagem dizendo que minha placa de
> vídeo não suporta D3D mode.
>
> No google diz que é compatível e roda o half-life e cs no wine.
> Alguém tem alguma sugestão?

Bom, minha sugestão é a seguinte:
Instale o último wine versão 0.9.20, tem repositório específico para o
Ubuntu, veja em www.winehq.org
Instale a fonte Tahoma, obrigatoriamente, pode ser no diretório fonts do
Ubuntu ou no windows/fonts do drive_c do wine, tanto faz.
Siga as instruções em www.winehq.org no item appdb, aplicação steam, dá
certinho, funciona desde versões bem preliminares do wine.
Durante a instalação dá alguns crashes mas é exatamente o que tá escrito
lá. Uma vez instalado, roda tudo redondinho, é aplicação candidata a
gold no ano que vem.

Ah, o glx tem que estar habilitado. Cheque isso senão... crash!
Só uma dica, para os comandos que você digitou acima, para o wine não
confundir o que é linha de comando do wine com o que é linha de comando
para a aplicação, coloque o que é da aplicação entre aspas, por exemplo:

wine "c:/arquivos de programas/valve/hl.exe -game -cstrike -noipx -nojoy
-voice_dsound 1"

Um abraço!
Flavio.