Yet_estelar escreveu:
> Ola de novo !!

Olá! Yet_estelar, uma pequena dica: escreva tua resposta abaixo do texto
que tu estiver respondendo, para manter a ordem pergunta->resposta, em
vez de resposta->pergunta. Esta é uma pequena regra para manter o fluxo
natural da conversa, ok? ;)

> Tentei instalar o xsane , como você indicou , mas à mensagem que o terminal
> acusou foi está :
>
> Command Not Found

Se tu puder, copie e cole no e-mail o comando que tu deu junto com o
resultado, daí a gente pode ver exatamente o que aconteceu.

> Ai tentei pelo Synaptic e dei de cara com uma versão que já estava instalado
> à versão 0.97 , os arquivos que foram levantados são estes :
>
> libsane  1.0.17-1ubunto4
> xsane   0.97-4ubuntu6
> xsane common 0.97-4ubuntu6

Então se já está instalado o xsane, não precisaria mais instalar.

> E agora o que eu faço ?!

Já tentou executar o xsane? *Acho* que fica no menu
aplicações->gráficos. Pelo que me lembro ele detecta o scanner.

> Forço uma instalação por sobre este arquivo ou devo remover estes aqui ?

Não deve nem forçar uma reinstalação, nem remover nada, na minha opinião.

> E com que comandos ?!

Caso fosse remover, pode ser com:
sudo aptitude remove xsane

Ou pelo synaptic.