Olá pessoal,

Instalei o Ubuntu 6.06 há poucos dias e estou tendo dificuldades para
ajustar a resolução de vídeo. Após a instalação do sistema, conseguia
configurar até a [EMAIL PROTECTED] Então instalei do driver da NVidia -
nvidia-glx - (a minha placa de vídeo é uma GeForce 6200TC) pelo
próprio repositório Ubuntu, e agora só consigo configurar até
[EMAIL PROTECTED] O meu monitor é um Samsung SyncMaster 17GLi.

Já introduzi as configurações do meu monitor no arquivo
/etc/X11/xorg.conf, que coloco logo a seguir alguns trechos:

Section "Monitor"
    Identifier     "Generic Monitor"
    HorizSync       30.0 - 65.0            # alterei esses valores
    VertRefresh     50.0 - 120.0         # para o q
    Option         "DPMS"
EndSection
Section "Screen"
    Identifier     "Default Screen"     Device         "NVIDIA
Corporation NV44 [GeForce 6200 TurboCache]"
    Monitor        "Generic Monitor"
    DefaultDepth    24
    SubSection     "Display"
        Depth       24
        Modes      "1280x1024" "1152x864" "1024x768" "832x624"
"800x600" "720x400" "640x480" "1x1"
    EndSubSection

Já tentei diversas configurações no xorg.conf (introduzi ModeLines,
etc.) , mas quando eu vou em 'Sistema->Preferências->Resolução da
tela', a lista de opções só vai até 1024x768.

Liguei o computador a outro monitor e o driver conseguiu iniciar em
1280x1024 normalmente.

Portanto, cheguei à conclusão de que o meu monitor não está
"conversando" bem com o Ubuntu através do DDC, e não informa que
consegue chegar até a 1280x1024.

Como fazer para "bypassar" essas definições "plug-and-play" do monitor
? Existe como forçar a resolução que eu quiser (já experimentei deixar
somente a opção 1280x1024 no xorg.conf, mas o driver assume a 1024x768
contra a minha vontade!) ?

Aguardo a ajuda !

Abs,

Rodrigo Tavares