Como usuário doméstico prefiro um ambiente "amigável" porém seguro. Também
testei dezenas de distros e a que caiu como uma luva foi o Ubuntu e suas
variações além do Simply Mepis que agora roda em cima da maquina Ubuntu. É
uma questão pessoal, na medida do possível prefiro usar o gdeb,
apt-get/synaptic e automatix mas quando não é possível vai na unha mesmo.

Antonio